Como lavar as orelhas dos cachorros

como lavar as orelhas dos cachorros

Todos sabemos que os cães possuem a audição bem apurada, não é mesmo? É muito importante saber lavar as orelhas dos cachorros.

Já reparou que alguns pets parecem sofrer demais por causa disso? Vou te deixar algumas orientações para cuidar bem da higiene do seu cãozinho, para que ele fique sempre saudável.

como lavar as orelhas dos cachorros

Otite - Cuidados na lavagem das orelhas dos cães

Uma doença muito comum do sistema auricular é a Otite. Geralmente ocasionada pela infestação de fungos e bactérias e pelo excesso de cera no ouvido. Mantermos nossos bichinhos de estimação sempre bem limpinhos é um passo fundamental para que eles não sofram com esse problema.

Mesmo assim, alguns animais possuem as orelhas mais compridas e caídas, sendo comum inclusive as molharem quando bebem água. Desta forma, apesar de sempre darmos atenção à limpeza, se não tivermos alguns cuidados básicos, alguma situação um pouco mais crítica poderá ocorrer.

Como lavar as orelhas dos cachorros

Evite o uso de objetos que podem machucá-los, como cotonetes e pinças. Entenda que o canal auditivo possui um formato curvo, sendo assim esses instrumentos podem ocasionar alguma sensação desagradável ao seu cão.

Os ouvidos dos cachorros já fazem o trabalho de expulsar o excesso de cera criado, desta forma, não é necessário, assim como é desaconselhável invadir o interior da orelha do cão para tentar limpar.

Para lavar as orelhas dos cachorros, basta nosso próprio dedo higienizar a área que podemos enxergar. Com nosso tato e visão evitamos qualquer possível lesão, o que faria piorar qualquer situação.

De início pode ser que seu cão estranhe, fique um pouco agitado, mas nada mais é do que um costume. Com o decorrer do tempo todo esse trato, será considerado como um carinho. É claro que se você quiser premiá-lo com uma recompensa após ao término, com certeza será bem-vindo.

Complementado a explicação, nem precisa dizer para secar bem as orelhas e ouvidos após o banho. E fique de olho se seu pet costuma se molhar na chuva.

Se perceber excesso de cera na região das orelhas do seu cachorro ou até mesmo alguma secreção for expelida, não deixe de o levar a um médico veterinário. Qualquer inflamação ou doença quando é diagnosticada no início, é muito mais fácil e barato de se tratar.

Cuide sempre bem do seu amiguinho e caso queira se aperfeiçoar nos cuidados, sugiro ler e conhecer nosso programa PET SAUDÁVEL ou caso queira se aprofundar um pouco mais nos tratos de saúde dos bichinhos, temos também um curso de AUXILIAR DE VETERINÁRIO.

São opções bacanas tanto para um cuidado mais aprofundado, seja dentro de casa ou como uma alternativa profissional.